Resumo:
Os arquivos também são espaços de conhecimento e aprendizado. Diante da afirmativa, o
presente trabalho faz uma discussão sobre arquivos escolares e educação patrimonial, trazendo
essas discussões também para as salas de aula do Instituto de Educação da Paraíba. Tem como
objetivo geral elaborar uma cartilha informativa sobre patrimônio e arquivo. E especificamente,
propõe-se a: 1) problematizar o conceito de acervo e patrimônio escolar junto ao IEP; 2)
investigar a concepção das pessoas que compõem o IEP sobre documento, acervo e patrimônio
documental; 3) incentivar a relação dos alunos e professores com o acervo documental e
patrimonial da escola; 4) propor uma interação dos alunos e docentes com a história da
instituição. Para alcançar nossos objetivos adotamos uma pesquisa ação, onde foram realizadas
visitas, tanto para conhecer o funcionamento da instituição, quanto para conhecer seu fundo
documental. Para obtenção de dados aplicamos questionários aos professores da instituição.
Foram realizadas também oficinas na instituição com professores e alunos do 1º ano do ensino
médio. Diante de toda a trajetória, nossos resultados apontam que dos respondentes, apenas um
já tinha visitado o arquivo institucional; e, que a instituição trabalha a temática “Educação
patrimonial” de maneira insuficiente. Chegamos à conclusão que a educação patrimonial trata-se de uma metodologia interdisciplinar, e portanto, pode ser aplicada nos mais diversos espaços
de aprendizado.
Descrição:
CARVALHO, V. G. de. Educação patrimonial em arquivos: uma experiência no Instituto de Educação da Paraíba - IEP. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.