UEPB - Repositório Digital

A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jocerlan Leite da
dc.date.accessioned 2021-07-15T21:02:46Z
dc.date.available 2021-07-15T21:02:46Z
dc.date.issued 2021-07-06
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24060
dc.description SILVA, Jocerlan Leite da. A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Na formação docente, os estágios supervisionados comparecem como momentos importantes em que múltiplos saberes podem ser articulados e incorporados no processo de desenvolvimento das habilidades didático-pedagógicas. Vivenciando o estágio e tomando este como espaço de análise e reflexão, o licenciando tem a possibilidade de construir uma prática professoral mais significativa, isto é, capaz de fazer a diferença nos contextos escolares onde se realiza. Tendo em vista essa concepção, no presente trabalho o objetivo central estabelecido consistiu em compreender a formação docente no contexto do estágio supervisionado e como esta pode contribuir para uma prática professoral mais significativa. As experiências que nutrem as discussões aqui apresentadas ocorreram no período de outubro a dezembro de 2020, na Instituição Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, que faz parte da rede privada de ensino do município de Coremas-PB, e onde já vinha se desenvolvendo desde 2018 à docência em regime profissional. Em razão do contexto pandêmico e da consequente adoção do ensino remoto nas escolas, as atividades de regência, foco do estágio, foram desenvolvidas remotamente. Do ponto de vista metodológico, tendo por base a abordagem qualitativa, contou-se com a realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os resultados alcançados revelam que, apesar dos muitos desafios impostos na realização do estágio em um cenário totalmente novo marcado pela adoção do ensino remoto, a realização do estágio supervisionado se mostrou uma experiência única agregadora de novas habilidades formativas docentes, as quais colaboraram para a ressignificação da prática professoral mediante a utilização de novas metodologias e estratégias de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta