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Os estágios supervisionados consistem em espaços de aprendizagem fundamentais à formação
docente, na medida em que viabilizam a inserção do licenciando no contexto real da prática
professoral. A partir dessa inserção, o estagiário tem ao seu alcance a possibilidade de vivenciar
e refletir sobre a realidade escolar e o processo de ensino e aprendizagem, de modo que não
seja apenas um mero descritor das circunstâncias de sua experiência, mas, sobretudo um sujeito
capaz de analisar criticamente o que foi vivido e contribuir para a sua transformação positiva.
O presente relatório resulta das experiências construídas no decorrer do Componente Curricular
Estágio Supervisionado II, que é requerido pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da
Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. O referido estágio ocorreu durante
o semestre 2020.2, e teve como palco para as atividades práticas de regência no ensino médio
a E.E.E.F.M. Nossa Senhora Aparecida, que se localiza no município de Campina Grande-PB
e pertence a rede pública estadual de ensino da Paraíba. Dessa forma, o objetivo aqui
estabelecido consiste em apresentar as experiências vivenciadas ao longo do Estágio
Supervisionado II, o qual possibilitou a reflexão acerca da realidade escolar e da construção do
processo de ensino e aprendizagem em Geografia no ensino médio diante de um cenário novo
e desafiador, que é a educação remota. Em relação ao caminho metodológico, partiu-se de uma
abordagem qualitativa na qual foram adotadas a pesquisa bibliográfica e colaborativa como
procedimentos. Os resultados obtidos dão conta de uma realidade complexa, permeada de
desafios e de formas de exclusão para os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, o que
tem a ver com o efeito mais intenso das desigualdades socioeconômicas no contexto da
educação remota. |
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