dc.description.abstract |
As organizações são grandes facilitadoras do desenvolvimento das práticas de Responsabilidade Social, seja pelo seu poder econômico, seja pela nova forma de fazer negócios. Antes a maximização dos lucros era fator determinante para os empresários; com a mudança de paradigma, a nova realidade está embasada numa postura ética e de respeito aos ambientes que as rodeiam. A nova forma de fazer negócios envolve práticas sociais que estão embutidas em seus planejamentos a médias e longo-prazos. As organizações estão preocupadas e buscam desenvolver estratégias de sustentabilidade que estão modificando a relação com seus stakeholders. O Boulevard Shopping Center Campina Grande é um complexo de varejo, estrategicamente construído na Cidade de Campina Grande/PB. Inaugurado em 24 de abril de 1999,chamado na época de Shopping Center Iguatemi, surgiu da oportunidade que se abre à interiorização de shopping center e pela tendência de implantação dos Entretainment Center´s, ou seja, modernos centros de comércio, lazer e diversão. Vem ao longo desses anos contribuindo para o desenvolvimento da cidade de Campina Grande, com a geração de emprego, valorização da cultura regional, manutenção da integridade na relação com seu público consumidor, com a comunidade lojista e proteção ao meio ambiente. Enfim, o Boulevard vem se destacando entre os shoppings do grupo pelo seu potencial e pelo desenvolvimento de práticas sociais. Foram verificados os efeitos da atuação das práticas de responsabilidade social no varejo, especificamente no Boulevard através de material bibliográfico e de pesquisa. Onde a responsabilidade social é a grande estratégia das pequenas, médias e grandes empresas. Elas contribuem para o desenvolvimento do país e para o bem estar comum, melhorando a vida das pessoas que delas fazem parte, do meio-ambiente, além de se destacar como uma empresa socialmente responsável. |
pt_BR |