Resumo:
O presente artigo foi desenvolvido para auxiliar professores de física em sua
prática de ensino em sala de aula, no que diz respeito aos laboratórios de ensino e
ao uso de tecnologia educacional. Percebemos que o sistema de ensino público de
nível básico/médio atual não favorece o processo de ensino aprendizagem em sala
de aula, muitas vezes pela falta de equipamentos laboratoriais ou por não saber usar
tecnologias de ensino adequadas. A metodologia usualmente utilizada, juntamente
com a falta investimento em infraestrutura nas escolas públicas prejudicam
enormemente o processo de ensino, ou seja, os discentes não demonstram
interesse na aprendizagem das ciências da natureza e na física especificamente.
Assim, na perspectiva de auxiliar o professor em sala de aula sugerimos o uso da
metodologia ativa e da metodologia de ensino inovador. O uso dessa metodologia
na prática de ensino em sala de aula demonstrou, por parte dos alunos, mais
interesse, transformando-o em protagonista e impulsionador do saber. Objetivamos
a promoção da tecnologia de ensino educacional em sala de aula, através do uso do
PhET. Buscamos incentivar o professor a usar as metodologias ativas e inovadoras,
como forma de suprir a falta de laboratórios na escola e fornece aos alunos novos
meios de buscar o conhecimento. Iniciamos apresentando aos alunos o que é o
PhET e como utiliza-lo, além de analisar a aplicabilidade prática desse instrumento
em sala de aula. Então, o desenvolvimento desse artigo se deu na Escola Cidadã
Integral Técnica Professor José Olímpio Maia, situado no município de Brejo do Cruz
na Paraíba, com uma turma de dezoito alunos, integrantes da terceira série do
ensino médio. O assunto estudado em nossa prática de ensino foi a experimentação
online de eletricidade estática, através do aplicativo PhET. Mostramos aos alunos a
possibilidade de utilizar o laboratório PhET em qualquer lugar já que está disponível
pela internet. É possível acessá-lo até pelo celular. Mencionamos o uso de outros
sites e que eles podem usufruir de todo esse aparato tecnológico para o ensino não
só para a física. Tanto o professor quanto os alunos podem e devem usufruir dessa
prática de ensino, desde que seja algo complementar. Assim, deixamos o alerta aos
novos professores de que eles precisam modificar sua prática de ensino trabalhando
como várias metodologias.
Descrição:
SANTOS, J. K. N. Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.