Resumo:
O presente trabalho expõe experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados, estes Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, que teve como objetivo refletir acerca da importância dos Estágios Supervisionados para a formação do professor de Geografia, a partir das múltiplas situações vivenciadas durante o período de Estágios. O Estágio Supervisionado I foi realizado no Ensino Fundamental II, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, com o objetivo de observação na turma do 9° ano, já o Estágio Supervisionado II, foi realizado no Ensino Médio em forma de regência, na turma do 1° ano da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio João Lelys, ambas escolas campo de pesquisa são localizadas na cidade de Livramento-PB. Considerando o momento pandêmico vivenciado, os Estágios aconteceram de forma remota necessitando de alterações em seus desdobramentos sendo a prática educacional, de forma geral, moldada para que pudesse continuar contribuindo de forma positiva para o aprendizado dos estudantes. Os resultados obtidos revelam que os estágios vão muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, tornando-se uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal.
Descrição:
SOUSA, P. A. Reflexões acerca da importância do estágio supervisionado na formação dos professores de Geografia. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.