UEPB - Repositório Digital

Diversidade respeitando as diferenças: uma análise do estágio supervisionado na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Edjane Oliveira
dc.date.accessioned 2021-07-29T23:48:18Z
dc.date.available 2021-07-29T23:48:18Z
dc.date.issued 2021-04-21
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24158
dc.description SANTOS, E. O. Diversidade respeitando as diferenças: uma análise do estágio supervisionado na educação infantil. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract É na primeira Infância, sobretudo a primeira infância de (0 à 6 anos), a fase que se inicia o processo de construção da identidade da criança, o que torna ainda mais imprescindível possibilitar que as crianças construam representações positivas sobre suas identidades, sobretudo para as crianças que ingressam na Educação Infantil com estigmas, vivenciando situações de racismo e discriminação, em virtude de sua cor de pele, cabelo, religião, de alguma deficiência física, dentre outras questões, que, lamentavelmente, ainda fazem parte da nossa sociedade, claramente racista e excludente. Neste texto buscamos analisar o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, refletir sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, reconhecer e reafirmar a importância de realizar práticas pedagógicas, desde a Educação Infantil voltadas para Educação Étnico-racial e discutir e analisar a proposta do Projeto de Intervenção que foi desenvolvida, sendo essa realizada em uma instituição pública no município de Campina Grande, cujo foco do Projeto de Intervenção foi à diversidade, no qual destacamos a educação étnico-racial. Buscamos nos inspirar na abordagem da pesquisa-ação, analisando nossa prática nos estágios supervisionados III e IV. Nossa intervenção foi baseada no projeto Diversidade: Respeitando as diferenças, sendo esse criado para atender as necessidades observadas na creche durante o estágio de observação. Concluímos que as crianças, como atores sociais produtores e produtos da cultura são capazes de transformar, desconstruir e reproduzir culturas, comportamentos, atitudes. Enquanto cidadãs ativas e pensantes, desde que sejam educadas/ensinadas, podem reformular pensamentos, atitudes e ações no meio social, através das interações com seus pares e adultos com os quais convivem. Neste sentido, a mudança de atitude, com relação ao racismo e, demais preconceitos vigentes na sociedade pode acontecer a partir de propostas e práticas curriculares nas instituições de educação infantil, que têm um papel fundamental na perspectiva da educação inclusiva. Desse modo, podemos compreender que as discussões, conflitos e as relações que acontecem na Educação Infantil são de extrema importância, pois é a partir dessas situações e interações que ocorrem nas salas de referência que a professora pode/ deve problematizar, construir diálogos com o grupo, visando a construção conhecimentos pautados na valorização das diferenças, a partir das vivências nas rotinas das instituições de Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lenilda Cordeiro de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Diversidade respeitando as diferenças: uma análise do estágio supervisionado na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta