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É na primeira Infância, sobretudo a primeira infância de (0 à 6 anos), a fase que se inicia o processo de construção da identidade da criança, o que torna ainda mais imprescindível possibilitar que as crianças construam representações positivas sobre suas identidades, sobretudo para as crianças que ingressam na Educação Infantil com estigmas, vivenciando situações de racismo e discriminação, em virtude de sua cor de pele, cabelo, religião, de alguma deficiência física, dentre outras questões, que, lamentavelmente, ainda fazem parte da nossa sociedade, claramente racista e excludente. Neste texto buscamos analisar o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, refletir sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, reconhecer e reafirmar a importância de realizar práticas pedagógicas, desde a Educação Infantil voltadas para Educação Étnico-racial e discutir e analisar a proposta do Projeto de Intervenção que foi desenvolvida, sendo essa realizada em uma instituição pública no município de Campina Grande, cujo foco do Projeto de Intervenção foi à diversidade, no qual destacamos a educação étnico-racial. Buscamos nos inspirar na abordagem da pesquisa-ação, analisando nossa prática nos estágios supervisionados III e IV. Nossa intervenção foi baseada no projeto Diversidade: Respeitando as diferenças, sendo esse criado para atender as necessidades observadas na creche durante o estágio de observação. Concluímos que as crianças, como atores sociais produtores e produtos da cultura são capazes de transformar, desconstruir e reproduzir culturas, comportamentos, atitudes. Enquanto cidadãs ativas e pensantes, desde que sejam educadas/ensinadas, podem reformular pensamentos, atitudes e ações no meio social, através das interações com seus pares e adultos com os quais convivem. Neste sentido, a mudança de atitude, com relação ao racismo e, demais preconceitos vigentes na sociedade pode acontecer a partir de propostas e práticas curriculares nas instituições de educação infantil, que têm um papel fundamental na perspectiva da educação inclusiva. Desse modo, podemos compreender que as discussões, conflitos e as relações que acontecem na Educação Infantil são de extrema importância, pois é a partir dessas situações e interações que ocorrem nas salas de referência que a professora pode/ deve problematizar, construir diálogos com o grupo, visando a construção conhecimentos pautados na valorização das diferenças, a partir das vivências nas rotinas das instituições de Educação Infantil. |
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