Resumo:
Tendo em vista o cenário de grandes transformações decorrentes da pandemia do COVID-19 nos mais diversos âmbitos da sociedade, inclusive no tocante às atividades educacionais, este trabalho tem o objetivo de analisar os desdobramentos do ensino remoto no primeiro semestre de 2020 sobre as aulas de Geografia em turmas do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, Livramento-PB. As atividades compõem a realização do Estágio Supervisionado I, do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (EAD), e ocorreram na escola campo de estágio através da metodologia de observação, esta realizada num período de quatro (04) semanas totalmente de maneira remota. Foi possível verificar a mobilização dos gestores do município pra atender a totalidade dos alunos através de múltiplos caminhos como a mescla de ensino online (momentos síncronos e assíncronos) e a entrega de apostilas e atividades impressas aos alunos que não tinham acesso a internet, desafiando todo o sistema educacional tradicional, principalmente os educadores que sem o devido preparo, tiveram que se adaptar à nova realidade.
Descrição:
SALES, J. C. P. de. Desafios da educação remota no componente de Geografia no ensino fundamental: uma experiência construída a partir do estágio de observação. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.