Resumo:
Este estudo é resultado das inquietações, reflexões e experiências vivenciadas ao longo dos três estágios supervisionados: I (observação), II e III (regência), requisitos obrigatórios para conclusão do curso de Licenciatura em Geografia, modalidade de Ensino a Distância (EaD), polo presencial de Pombal - PB, ofertado a partir de convênio celebrado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na metade do referido curso (2020-2021).Vale ainda ressaltar que tais estágios, foram realizados de forma remota em razão da pandemia (Covid-19) decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. Sendo assim, objetivou-se analisar o estágio supervisionado no ensino de geografia a partir das reflexões e experiências acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19), subdividindo-se, ainda, nos seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico acerca da temática: estágio supervisionado e ensino de geografia de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19); caracterizar as unidades de ensino onde os estágios supervisionados I, II e III no ensino de geografia ocorreram e relatar as reflexões e experiências vivenciadas ao longo dos estágios supervisionados I, II e III no ensino de geografia. Conclui-se que os estágios supervisionados foram de suma importante, tendo em vista que os mesmos proporcionaram a oportunidade de vivenciar a experiência em sula de aula ainda que remota e, sobretudo, as dificuldades que o professor pode encontrar. Dessa forma, pode-se assim dizer que são imensuráveis as possibilidades e desafios que a experiência com o estágio pode contribuir no processo de formação do professor de geografia.
Descrição:
PEREIRA, J. C. Estágio supervisionado e ensino de Geografia: reflexões acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19). 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.