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O processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia e a educação inclusiva: um estudo a partir das experiências vivenciadas no estágio supervisionado

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dc.contributor.author Barbosa, Franklin Herminio
dc.date.accessioned 2021-08-03T21:25:53Z
dc.date.available 2021-08-03T21:25:53Z
dc.date.issued 2021-07-01
dc.identifier.other CDD 910.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24178
dc.description BARBOSA, F. H. O processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia e a educação inclusiva: um estudo a partir das experiências vivenciadas no estágio supervisionado. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresenta-se uma reflexão acerca do ensino de Geografia e de suas interfaces com o ensino remoto e, dentro deste, com a educação inclusiva. Para isto, conta-se com as experiências vivenciadas no decorrer do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, ofertado pelo Curso a distância de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, no período acadêmico de 2020.2. Por meio do mencionado Componente, pôde-se vivenciar, através da regência no ensino médio, a realidade do ensino de Geografia em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Antônio Galdino Filho, que se localiza no município de Pocinhos-PB, e, consequentemente, em virtude do contexto pandêmico, a configuração do processo de ensinoaprendizagem remoto e como este tem contemplado alunos com deficiência inseridos em salas regulares, já que na turma em que se realizou o estágio havia a participação de um estudante com este perfil. Diante desse quadro, no presente trabalho teve-se como objetivo central compreender a construção do processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia e seus desdobramentos no âmbito da educação inclusiva. Do ponto de vista metodológico, tomou-se por base a abordagem qualitativa, em que optou-se pela pesquisa exploratória para chegar a um diagnóstico pormenorizado da realidade na qual se esteve imerso. Quanto aos procedimentos metodológicos, houve a realização de pesquisas bibliográfica, documental e colaborativa. Quanto aos resultados alcançados, pode-se destacar que o processo de ensino-aprendizagem, independente do contexto, exige planejamento e ações centradas nas especificidades dos sujeitos a serem contemplados e diante do ensino remoto isto é ainda mais necessário. O ensino remoto de Geografia no ensino médio, conforme apreendido no estágio, é desafiador e envolve problemas diversos que não são exclusivos da escola, mas reflexo de uma sociedade historicamente desigual, que faz da escola uma escala de reprodução de suas desigualdades estruturais. Neste cenário, quando se trata de analisar a educação inclusiva, nota-se que os desafios são ainda maiores, pois para além do “acesso” propriamente dito ao processo de ensino-aprendizagem remoto, é preciso criar estratégias para alcançar os alunos com deficiência de forma a contemplá-los efetivamente nessa nova realidade educacional no âmbito escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title O processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia e a educação inclusiva: um estudo a partir das experiências vivenciadas no estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


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