Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem em Geografia a partir das atividades realizadas durante os Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade EAD. Os estágios representam importantes momentos no processo de formação para a docência, uma vez que exercem a função de aproximar os futuros professores ao espaço escolar oportunizando conhecer sua dinamicidade e características nas diferentes etapas do ensino básico, além de permitir a associação entre teoria e prática e o encaminhamento da formação de um perfil próprio a cada graduando. Esta pesquisa possui natureza qualitativa tendo em vista que, como grande parte dos estudos na área da educação, considera as diferentes perspectivas dos sujeitos pesquisados possibilitando uma diversidade de análises e reflexões acerca da temática posta em discussão. A análise proposta tem como base a realização das atividades inerentes aos Estágios Supervisionados, estes desenvolvidos na Escola Menino Jesus, localizada na cidade de Teixeira, PB. As turmas envolvidas foram de 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, realidades a partir das quais foram encaminhadas as reflexões acerca da temática deste trabalho. Ao observar e analisar as metodologias durante o estágio permite-se ao universitário uma percepção dos pontos positivos e negativos, tornando-o um ser pesquisador ativo para buscar melhorias no meio educacional, trazendo questionamentos do que pode fazer, como fazer, e métodos de ajudar a comunidade escolar colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Ao indagar práticas geográficas de aproximação do real com o contexto educacional, levando em consideração o conhecimento do aluno e instigando o ser de ir mais além e desenvolver o seu senso crítico, percebendo que a geografia não está apenas na sala de aula e sim na sua realidade social. Deste modo, espera-se este estudo tenha contribuído para a construção do conhecimento científico, embora sabendo que ainda há muito a ser pesquisado nessa área, mas e acreditamos que as pesquisas futuras podem contribuir para a melhoria da interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
NUNES, W. M. dos S. A importância da relação professor-aluno no ensino de Geografia. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.