dc.contributor.author |
Guimarães, José Queiroz |
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dc.date.accessioned |
2021-08-03T22:42:50Z |
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dc.date.available |
2021-08-03T22:42:50Z |
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dc.date.issued |
2021-06-28 |
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dc.identifier.other |
CDD 910.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181 |
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dc.description |
GUIMARÃES, J. Q. A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em
Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba,
João Pessoa, 2021. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse estudo reforça a relevância da formação docente continuada de professores de Geografia a fim de que estes se apropriem de estratégias no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o artigo apresentou o seguinte objetivo geral analisar como a formação docente continuada do professor de Geografia pode contribuir para atuação interdisciplinar desse profissional. Já os objetivos específicos constaram de conhecer os benefícios de uma boa formação inicial e continuada de professores de Geografia; identificar os principais obstáculos para a formação continuada de professores de Geografia; verificar, na literatura, se a interdisciplinaridade, nas aulas de Geografia, pode favorecer um aprendizado mais significativo. E que desta forma, seja possível uma reflexão acerca da prática educacional e do aperfeiçoamento do referido processo, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos a partir da sua inserção no meio educacional como seres que constroem o conhecimento. É importante destacar que a interdisciplinaridade é um recurso muito importante e que as disciplinas não devem ser ilhas. Quanto à metodologia, o estudo se pautou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos com as leituras realizadas mostraram que a formação tanto acadêmica quanto continuada de professores de Geografia se mostra como uma possibilidade para contribuir com o desenvolvimento das habilidades do professor. Além disso, ressalta-se que a formação deve ser focada na aprendizagem dos alunos no sentido de torná-los abertos para refletir e opinar sobre seus interesses e necessidades. Como conclusão, tem-se que a formação do professor de Geografia é indispensável no sentido de possibilitar uma educação de qualidade e é preciso haver políticas públicas que fomentem formações a fim de contribuir para uma prática de ensino perseverante e comprometida com os alunos, na perspectiva de oportunidades para que estes possam refletir criticamente o modo como obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Joana d'Arc Araújo Ferreira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de Geografia |
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dc.subject |
Formação acadêmica continuada |
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dc.subject |
Professor de Geografia |
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dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
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dc.subject |
Formação docente |
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dc.title |
A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar |
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dc.type |
Other |
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