dc.contributor.author |
Moura, José Rogério Gonçalves de |
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dc.date.accessioned |
2021-08-09T13:53:46Z |
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dc.date.available |
2021-08-09T13:53:46Z |
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dc.date.issued |
2021-07-23 |
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dc.identifier.other |
CDD 910.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24190 |
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dc.description |
MOURA, José Rogério Gonçalves de. O ensino remoto no componente curricular de Geografia durante o período de pandemia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. 2021. 42p.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o surgimento do vírus da COVID-19 as escolas precisaram suspender as aulas presenciais o que acabou causando uma incerteza na educação. Diante disso, surgiu o interesse compreender o desenvolvimento do ensino remoto no período de pandemia. O tema da presente pesquisa é o ensino remoto no componente curricular de geografia durante o período de pandemia. Este estudo teve como objetivo geral compreender como foram desenvolvidas as aulas de geografia no ensino remoto durante a pandemia. No que diz respeito à metodologia é uma pesquisa de campo, sendo utilizado a observação e o relato dos alunos com alunos do 8º ano do ensino fundamental anos finais, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos publicados por Alves (2020) e Rondine et al. (2020), Moran (2015) e Pasini et al. (2020) para fundamentar a pesquisa. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental através de leituras da Base Nacional Comum Curricular, a Lei nº 14.040/2020, que estabeleceu normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e dos decretos e portarias publicados pelo Governo da Paraíba relacionados a educação e ao ensino remoto. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória vista a necessidade de realizar um estudo aprofundado sobre o ensino remoto. Teve caráter qualitativa, pois descreveu relatos dos indivíduos investigados. O instrumento utilizado para obter os dados foi a observação e o relato dos alunos da turma investigada. Através da análise dos resultados foi possível identificar que a maioria dos alunos não participa das aulas remotas, o que acaba prejudicando o aprendizado. Sugeriu-se o investimento em instrumentos que facilitem a participação dos alunos nas aulas remotas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Pandemia |
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dc.subject |
Ensino Remoto |
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dc.subject |
Ensino Híbrido |
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dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino remoto no componente curricular de geografia durante o período de pandemia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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