UEPB - Repositório Digital

O atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido: um estudo a partir da realidade escolar configurada na rede estadual de ensino Damião- Pb

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mota, Cristiane Gomes
dc.date.accessioned 2021-08-09T14:05:19Z
dc.date.available 2021-08-09T14:05:19Z
dc.date.issued 2021-08-02
dc.identifier.other CDD 303.483 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24192
dc.description MOTA, Cristiane Gomes. O atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido: um estudo a partir da realidade escolar configurada na rede estadual de ensino Damião-PB. 2021.Trabalho de Conclusão do Curso ( Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho abordou o atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido, desenvolvido na Escola Técnica Cidadã Integral Francisco Marques de Melo no município de Damião - Paraíba. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção teórica dos professores sobre o ensino híbrido e as várias metodologias que o contemplam, impulsionados pelo ensino remoto que acelerou a inserção dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e trouxe em contrapartida discussões sobre as dificuldades enfrentadas por alunos e professores ao uso e acesso dos recursos midiáticos básicos. O trabalho traz inicialmente uma discussão teórica sobre o ensino híbrido como metodologia de ensino, a pesquisa de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário, enviado via link pelo WhatsApp e posteriormente os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Buscou no questionário conhecer vários aspectos que permeiam as práticas pedagógicas dos professores e seus conhecimentos acerca do ensino híbrido, metodologias ativas, uso das tecnologias, e dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes com a inserção do ensino remoto. Como resultado ficou claro que, a maioria dos professores já conhecem bastante sobre o ensino híbrido, não de forma conceitual, mesmo que a escola onde trabalham ainda não tenham adotado o regime híbrido, utilizam com frequências as metodologias ativas e conseguiram se adaptar bem a inserção dos recursos tecnológicos, sendo a maior dificuldade a ausência física e falta de recursos tecnológicos disponíveis para os alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Uso da Tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.title O atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido: um estudo a partir da realidade escolar configurada na rede estadual de ensino Damião- Pb pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta