UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, Lindalva
dc.date.accessioned 2021-08-09T14:08:13Z
dc.date.available 2021-08-09T14:08:13Z
dc.date.issued 2021-07-29
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24193
dc.description FREIRE, Lindalva. O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O semiárido nordestino, a grosso entendimento, é posto sob o imperativo de um estereotipo pré-concebido que projeta a visão de um território flagelado pela seca caricata, dependente eternamente de políticas públicas e que encontra-se tensionado entre velhos problemas historicamente irresolutos e novas possiblidades de desenvolvimento. Diante disso, entendemos que a Geografia, ao possibilitar a apreensão teórico-prática de uma realidade que se movimenta constantemente e exige novas explicações e compreensões, é importante não só para a construção do conhecimento acerca desse território e de suas dinâmicas, mas também para a estruturação de ações destinadas a sua transformação mediante a formação geográfica dos sujeitos do lugar. Partindo desta linha de pensamento, o objetivo que norteou a realização deste trabalho consistiu em compreender o papel do ensino de Geografia na construção de perspectivas e práticas que corroboram para o desenvolvimento regional no semiárido. Para isto, tomamos como referência empírica a realidade vivenciada no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, que se localiza no município de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba. O percurso metodológico embasou-se na abordagem fenomenológica de base exploratória, através da qual adotamos como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e pesquisa de campo. Pelo o que pôde ser apreendido na pesquisa, observou-se que os professores de Geografia do Centro de Ensino Fundamental Luzia, levam a ciência geográfica como relevante para o entendimento dos conceitos e da formação da identidade na perspectiva de fomentar um novo olhar para o semiárido. O conhecimento aplicado dentro da região e voltado para as potencialidades deste lugar estão desmistificando as concepções paradigmáticas acerca do Nordeste e do semiárido nordestino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Maria Marta dos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Regional pt_BR
dc.title O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta