Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal a apresentação e reflexão da experiência vivenciada com a realização do Estágio Supervisionado. É discutido os desafios encontrados na carreira docente, sobretudo no contexto atual, onde as aulas precisaram ser remotas devido à pandemia da SARS-COV 2, que atingiu o mundo no ano de 2020. A presente pesquisa obteve como suporte teórico autores como: Faustino e silva (2020), Pimenta e Lima (2006), Basso (1998), Souza e Miranda (2020) entre outros autores que dialogaram sobre o tema. A elaboração da mesma dispõe de uma pesquisa documental com orientações curriculares e sites de jornais, assim como a pesquisa bibliográfica que procura relacionar principalmente o ensino da geografia com a observação participativa através da aplicação de um questionário com o professor regente, sendo, portanto, uma pesquisa de caráter qualitativo na obtenção de dados pertinente aos objetivos propostos. Os resultados que chegamos foi que as dificuldades foram muitas tanto para professores como para os alunos, várias foram as dificuldades como internet, desafios do professor, e dificuldades do aluno.
Descrição:
MOURA, Aline de Sousa. O estágio supervisionado de observação no ensino remoto: relato de experiência no ensino médio com a disciplina de geografia. 2021. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.