UEPB - Repositório Digital

A construção do processo de ensino e aprendizagem em geografia nos anos finais do ensino fundamental e os desafios para o trabalho docente em tempos de ensino remoto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Vilani Ferreira de
dc.date.accessioned 2021-08-11T00:35:16Z
dc.date.available 2021-08-11T00:35:16Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24218
dc.description LIMA, Vilani Ferreira de. A construção do processo de ensino e aprendizagem em geografia nos anos finais do ensino fundamental e os desafios para o trabalho docente em tempos de ensino remoto.2021. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como foco discutir a construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no ensino fundamental, anos finais, no contexto do ensino remoto e os desafios para o trabalho docente. As reflexões que servem de base para essa discussão foram construídas através da realização do estágio de observação, transcorrido no primeiro semestre de 2020 em meio as atividades desenvolvidas junto ao Componente Curricular Estágio Supervisionado I, do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. As atividades práticas, de forma remota, tiveram como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Alcides Carneiro, que se localiza no município de Livramento-PB. Tendo por referência a prática docente profissional exercida na escola, o estágio proporcionou uma reflexão acerca da formação e prática professoral, bem como da constante necessidade de redefinição das mesmas. A metodologia empregada esteve baseada na abordagem qualitativa, em que fez-se uso, enquanto procedimentos metodológicos, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação. A partir do que pôde ser apreendido, é pertinente destacar que o ensino remoto emerge e traz consigo a eminência de novas metodologias, interações e dinâmicas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Este modelo de ensino, para além da possibilidade de dá continuidade à educação escolar em tempos de pandemia, tornou claro como pode ser fator de exclusão dependendo do cenário onde ele ocorre, uma vez que não há como deixar de enfatizar os grandes desafios deste modelo de ensino em virtude da falta de nivelamento, quanto a estrutura, das escolas públicas brasileiras. Isso tem se desdobrado em contradições que atingem os sujeitos envolvidos na educação escolar pública, notadamente professores e alunos. No caso do professor, é visível a sobrecarga de trabalho e as demandas recorrentes para que haja a continuidade do ensino no modelo remoto quando, muitas vezes, não se oferece as condições necessárias para isto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title A construção do processo de ensino e aprendizagem em geografia nos anos finais do ensino fundamental e os desafios para o trabalho docente em tempos de ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta