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O estágio supervisionado é um dos momentos mais importantes dos cursos de licenciatura,
tendo entre suas finalidades a intenção de prover a necessária articulação entre a teoria e a
prática, bem como desenvolver a ação reflexiva sobre esta articulação. Considerado parte
fundamental da formação inicial docente, o estágio torna-se um elo entre a universidade e a
escola. Levando em conta essa finalidade já conhecida dos estágios supervisionados nas
licenciaturas e as intercorrências advindas da implantação do ensino remoto nas escolas, o
presente trabalho estruturou-se a partir do seguinte objetivo: compreender o papel do estágio
supervisionado remoto em Geografia como um novo espaço formativo docente diante de uma
nova realidade escolar. Com isso, foi tomada como base as experiências vivenciadas e as
reflexões construídas ao longo do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, ofertado
pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade
Estadual da Paraíba. O estágio ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Adauto Cabral de Vasconcelos, que se localiza no município de Riachão do Bacamarte-PB. A
metodologia utilizada conta com a realização de pesquisas bibliográfica e colaborativa, ambas
articuladas pela abordagem qualitativa. Diante do que foi experenciado, observou-se que o
ensino remoto se tornou realidade dentro das salas de aulas e a necessidade dos docentes de se
adaptarem a esse contexto se tornou ainda mais evidente. Essa adaptação, contudo, foi
demasiadamente desafiadora e requereu o enfrentamento de questões diversas que mais do que
problemas da escola em si, refletem problemáticas de uma sociedade desigual, que condiciona
oportunidades diferentes de acesso as tecnologias. Essas constatações reforçam a ideia de que
a realização do estágio supervisionado neste contexto remoto é importante para ampliar as
perspectivas acerca da prática docente e de sua constante contextualização diante dos novos
cenários que emergem, a exemplo do imposto pela implantação do ensino remoto. |
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