UEPB - Repositório Digital

Ensino de geografia e estágio supervisionado em tempos de pandemia: as experiências das aulas remotas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Rachel Lopes de Araújo
dc.date.accessioned 2021-08-11T00:45:39Z
dc.date.available 2021-08-11T00:45:39Z
dc.date.issued 2021-08-06
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24222
dc.description ANDRADE, Rachel Lopes de Araújo. Ensino de geografia e estágio supervisionado em tempos de pandemia: as experiências das aulas remotas. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, EAD – Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia no ambiente escolar tem a função de proporcionar o conhecimento, interpretação e compreensão da leitura de mundo dos educandos. Dessa forma, a pesquisa buscou compreender os desafios que os docentes de geografia estão vivenciando durante aulas remotas. O estudo tem o objetivo de apresentar um relato de experiências das aulas de geografia do ensino básico, tendo como base as aulas remotas observadas durante os estágios supervisionados I e II, durante o período de isolamento social na turma do 8º ano EJA no ensino fundamental anos finais na E.E.E.F.M. Rubens Dutra Segundo no município de Campina Grande-PB e nas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio da escola Estadual Padre Zuzinha, localizada Santa Cruz do Capibaribe – PE, destacando os principais desafios no ensino de geografia durante a pandemia do Covid-19 (SARS-cov2). A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa de abordagem exploratória com base em autores que contextualizam da formação de professores, Callai (2001-2005), Cavalcanti (2001), Vesentini (2008), Pontuschka (2009) complementando-se com a entrevista com um professor colaborador da pesquisa. Conclui-se que o ensino de geografia em tempos de pandemia se apresenta como um novo objeto de estudo para da ciência geográfica e amplia a nossa curiosidade sobre os efeitos e consequências nos diversos setores da sociedade, principalmente na educação. O estágio proporcionou uma interação entres professores e os alunos, auxiliando no bom relacionamento entre ambos, compartilhando experiências tanto do cotidiano escolar quanto de suas vidas no âmbito extraescolar, dessa maneira à medida que o professor o ensina também aprende. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Ensino de geografia e estágio supervisionado em tempos de pandemia: as experiências das aulas remotas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta