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O estágio supervisionado de regência e os desafios no ensino de geografia em tempos de pandemia

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dc.contributor.author Ferreira, Cláudia Naiza da Costa
dc.date.accessioned 2021-08-11T00:47:20Z
dc.date.available 2021-08-11T00:47:20Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24223
dc.description FERREIRA, Cláudia Naiza da Costa. O estágio supervisionado de regência e os desafios no ensino de geografia em tempos de pandemia. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi realizada durante o período acadêmico 2020.2 e contempla em análise e reflexão as atividades desenvolvidas no âmbito do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, integrante da grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Curso este que opera na modalidade a distância. O estágio do qual parte esta abordagem, teve como foco a regência no ensino de Geografia na etapa do ensino médio, tendo como campo de atuação e pesquisa a Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha - FAC, localizada no município de João Pessoa-PB. Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em compreender os principais desafios enfrentados pelo Professor de Geografia na construção do processo de ensino e aprendizagem diante da realidade educacional vivenciada no contexto da pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa e possui, quanto aos seus objetivos, caráter exploratório. A busca de informações teóricas e empíricas se deu a partir da realização de pesquisas bibliográfica, documental e colaborativa. Como resultados, pode-se destacar as dificuldades tanto para os Professores/Professoras, como para os alunos/alunas. No que se refere aos Professores/Professoras, notam-se desafios relacionados ao processo de adaptação às novas formas de interação subsidiadas pelo uso de plataformas digitais. Já para os alunos/alunas, o que foi diagnosticado vai de encontro com as situações que têm se repetido com frequência nas escolas da rede pública de ensino, ou seja, a falta ou comprometimento de acessibilidade aos equipamentos e aos recursos necessários para a participação nas aulas remotas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title O estágio supervisionado de regência e os desafios no ensino de geografia em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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