Resumo:
O propósito desta pesquisa foi realizar uma reflexão acerca da abordagem do trabalho com o lúdico em sala de aula, de forma mais específica, da utilização da música como aparato metodológico na ministração das aulas da disciplina de Geografia. A geografia se consolidou enquanto disciplina escolar/acadêmica após passar por um notável processo de evolução histórica, todavia, sua base metodológica se pautou na explanação acrítica acerca da realidade, onde os alunos eram vistos como meros receptores de conteúdos. No entanto, as transformações vivenciadas pela sociedade, exigiu uma inovação por parte da educação, era preciso modificar essa prática de emissor e receptor de conteúdos, era preciso que professores e alunos contruíssem juntos o conhecimento. Nesse contexto, inserir o lúdico em sala de aula passou a ser entendido como uma ferramente de muita eficácia. Sendo assim, delimitamos a música como a ferramenta lúdica a ser utilizada e lançamos sobre ela um olhar reflexivo. No que diz respeito à abordagem dada a música nas aulas de geografia nas sequências didáticas mencionadas, observou-se que alguns pontos pertinentes ao trabalho com as músicas propostas, acabaram não sendo explorados ou explorados de forma muito breve. Em contrapartida, observamos aspectos positivos, como o tratamento de elementos sociocomunicativos subjacentes ao assunto explorado, o que, a nosso ver, garantiu uma abordagem que trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da criticidade do aluno, assim como, da sua compreensão acerca do entorno que perpassa o conteúdo ministrado.
Descrição:
SILVA, Valdiele Francisca da. O lúdico em sala de aula: contribuições do trabalho com a música para o processo do ensino aprendizagem em geografia / Valdiele Francisca da Silva. - 2021.35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, EAD- João Pessoa, 2021.