dc.description.abstract |
O presente trabalho partiu das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III da Licenciatura em Geografia. No mesmo, há um debate sobre uso de tecnologias no meio acadêmico, além disto, expõe os desafios e especulações impostos pela nova configuração de ensino adotada por todas as instituições escolares em virtude da pandemia mundial do novo coronavírus. Assim, este trabalho tem por objetivo, analisar a importância do estágio para a prática docente e o uso de tecnologias em sala de aula, através da experiência do ensino de geografia no período da pandemia da covid-19 no contexto emergencial. Este novo cenário pandêmico fortaleceu ainda mais a idéia de utilizar a tecnologia na educação, visto que todo o conhecimento ratificado neste trabalho foi assimilado ao longo de aulas ministradas com o apoio de plataformas virtuais. Logo, as observações registradas neste documento têm a intenção de apresentar as mudanças pelas quais a disciplina de geografia tem passado. A construção do trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que buscou fundamentos teóricos para auxiliar nas discussões sobre estágio supervisionado, formação docente e o uso das tecnologias para o ensino de geografia. Assim como as pesquisas-ação e as pesquisas qualitativas que foram desenvolvidas no decorrer da intervenção da regência. Desta forma, buscou-se mostrar que a geografia tanto ciência quanto disciplina têm a responsabilidade e o objetivo de proporcionar um entendimento sobre a relação do homem com o espaço geográfico, com a natureza e o planeta de modo geral. Destarte, entendê-la é um processo crucial para o desenvolvimento de um senso crítico contextualizado. Por fim, todas as informações contidas nesta pesquisa, permitiu a construção de um novo saber guiado pelas diretrizes e as orientações da BNCC, assim como, também, a fundamentação teórica que nos dar todo o embasamento necessário para construirmos um aprendizado significativo, e com o apoio das novas tecnologias. |
pt_BR |