UEPB - Repositório Digital

A relevância do uso das Tecnologias para o ensino de geografia: uma experiência a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos finais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jucianny Araújo da
dc.date.accessioned 2021-08-11T01:03:20Z
dc.date.available 2021-08-11T01:03:20Z
dc.date.issued 2021-08-02
dc.identifier.other CDD 303.483 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24227
dc.description SILVA, Jucianny Araújo da. A relevância do uso das tecnologias para o ensino de geografia; uma experiência a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos finais. 202. 47f. Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, EAD, Campina Grande 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho partiu das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III da Licenciatura em Geografia. No mesmo, há um debate sobre uso de tecnologias no meio acadêmico, além disto, expõe os desafios e especulações impostos pela nova configuração de ensino adotada por todas as instituições escolares em virtude da pandemia mundial do novo coronavírus. Assim, este trabalho tem por objetivo, analisar a importância do estágio para a prática docente e o uso de tecnologias em sala de aula, através da experiência do ensino de geografia no período da pandemia da covid-19 no contexto emergencial. Este novo cenário pandêmico fortaleceu ainda mais a idéia de utilizar a tecnologia na educação, visto que todo o conhecimento ratificado neste trabalho foi assimilado ao longo de aulas ministradas com o apoio de plataformas virtuais. Logo, as observações registradas neste documento têm a intenção de apresentar as mudanças pelas quais a disciplina de geografia tem passado. A construção do trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que buscou fundamentos teóricos para auxiliar nas discussões sobre estágio supervisionado, formação docente e o uso das tecnologias para o ensino de geografia. Assim como as pesquisas-ação e as pesquisas qualitativas que foram desenvolvidas no decorrer da intervenção da regência. Desta forma, buscou-se mostrar que a geografia tanto ciência quanto disciplina têm a responsabilidade e o objetivo de proporcionar um entendimento sobre a relação do homem com o espaço geográfico, com a natureza e o planeta de modo geral. Destarte, entendê-la é um processo crucial para o desenvolvimento de um senso crítico contextualizado. Por fim, todas as informações contidas nesta pesquisa, permitiu a construção de um novo saber guiado pelas diretrizes e as orientações da BNCC, assim como, também, a fundamentação teórica que nos dar todo o embasamento necessário para construirmos um aprendizado significativo, e com o apoio das novas tecnologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Leandro Paiva do Monte Rodrigues. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Uso da tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.title A relevância do uso das Tecnologias para o ensino de geografia: uma experiência a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos finais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta