Resumo:
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em todos os âmbitos de nossa sociedade, tornando o acesso à informação mais eficiente e ágil, estreitando as redes de comunicação e dinamizando o conhecimento. Neste cenário, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) configuram-se como importante ferramenta para as práticas pedagógicas. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo empregadas as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas aulas de geografia em escolas públicas da região do curimataú paraibano, com vista a refletir, discutir e incentivar a prática e a utilização de tais dispositivos nas aulas de geografia. Para isto, utilizou-se o método de pesquisa de campo, do tipo qualitativa, conduzida por meio de aplicação de questionário com educadores do ensino fundamental e médio da disciplina de geografia de escolas públicas selecionadas de sete municípios do curimataú paraibano. Os resultados indicaram que os recursos tecnológicos são empregados nas aulas de geografia das escolas analisadas, ainda que de maneira esporádica e limitada, apontando o reconhecimento dos docentes quanto à importância das TCIs para o ensino das ciências geográficas, bem como ressaltando a necessidade de desenvolvimento dos professores no manuseio dos equipamentos e mecanismos tecnológicos e demonstrando os desafios estruturais e técnicos enfrentados pelos docentes na busca pela inserção das tecnologias em suas estratégias de ensino.
Descrição:
ARAUJO, Yara Silva. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia em escolas públicas na região do Curimataú Paraibano.2021.21f.Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.