Resumo:
O propósito desta pesquisa foi realizar uma reflexão acerca da importância do estágio supervisionado na formação docente, apropriando-nos da descrição de um relato de experiência a fim de fazermos uma ponte entre a teoria e a prática. Sabe-se o quão importante é a realização de estágios para a formação não só de um docente, mas de outras profissões, pois permite ao futuro profissional ter um contato direto com o que irá realizar podendo avaliar a prática de quem já exerce, podendo ver o que considera bom ou não e o que poderia ser melhorado e aplicado posteriormente quando estiver atuando. O estágio possibilita ao acadêmico se por dentro da engrenagem de uma máquina da qual futuramente fará parte. Ver na prática como funciona a dinâmica de uma instituição de ensino com certeza é muito enriquecedor. Dessa forma, esse trabalho objetivou analisar as diferentes dimensões da atuação profissional no contexto escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e buscar soluções para os desafios inerentes à atividade do professor, de forma contextualizada, crítica e atualizada, levando em consideração as vivências obtidas no estágio docente do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, realizado na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Izaura Falcão de Carvalho, localizada na cidade de Lucena – PB, na turma do 1º ano do Ensino Médio.
Descrição:
SILVA, Jalcia Aline Alves da. O estágio supervisionado e suas reflexões para as aulas remotas no ensino de geografia: um relato de experiência. 2021.45f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.