Resumo:
O presente trabalho foi construído com o intuito de discutir acerca das possibilidades
e desafios do ensino remoto e das ferramentas tecnológicas nas aulas de geografia,
considerando o contexto atual, a partir das experiências vivenciadas durante o
Estágio Supervisionado de regência, imposto pela pandemia da COVID 19, realizado
remotamente na E.M.E.I.E.F Ministro Alcides Carneiro com alunos do 7º ano.
Visando conhecer esse modelo de ensino emergencial, foi realizada pesquisa
bibliográfica para subsidiar a construção, tendo em vista a ligação imprescindível
entre teoria e prática, além da aplicação de questionários voltados aos
sujeitosenvolvidos no processo de aprendizagem, com questões relacionadas ao
tema do estudo proposto, a fim de analisar os resultados obtidos sob diversas
perspectivas, o que possibilitou uma visão mais ampla do processo como um todo.
Através de diagnósticos priorizados a partir da observação, foi possível identificar de
forma geral, que o ensino remoto tem sido muito desafiador, em função de
dificuldades como utilização das tecnologias digitais por parte dos docentes e
discentes, acesso a essas ferramentas pelos alunos, divergência de oferta do ensino
imposta pela falta das TDICs. Esse modelo de ensino emergencial passou a integrar
o processo de construção da aprendizagem utilizado até então. As novas
ferramentas possibilitaram a continuidade na oferta do ensino, com acesso a
informação imediata, o uso da tecnologia abriu um leque de possibilidades de seguir
ensinando remotamente aos estudantes inseridos nesse grupo. No que diz respeito
a desafios, foi possível perceber que esse modelo de ensino demonstra ainda mais
a desigualdade educacional para a maior parte dos alunos, devido às condições
sociais e econômicas que estão inseridos. Nesse cenário, visando eliminar as
barreiras de desigualdades impostas pelo uso das TDICs no ambiente escolar, é
preciso que o Estado em todas as suas esferas desenvolva políticas públicas
eficazes para fazer cumprir com o seu papel de garantir uma educação de
qualidade, tanto no ensino remoto quanto no presencial.
Descrição:
ARAÚJO, Aliomar Soares de. Possibilidades e desafios do ensino remoto nas aulas de geografia: uma perspectiva fundamentada pelo estágio supervisionado. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, 2021.