Resumo:
A observação e regência no estágio supervisionado são necessárias para o estudante de licenciatura em geografia, pois as experiências do primeiro estágio são essenciais para o desenvolvimento e formação do docente que uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho é de relatar as experiências adquiridas durante a realização dos Estágios I e II durante o curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Cabe salientar que sua realização foi durante um período da pandemia, onde tive a oportunidade de vivenciar as dificuldades dos professores, estagiários e alunos que aumentaram de uma forma considerável com a adoção do ensino remoto nas escolas públicas. Para realização deste trabalho foi feita uma pesquisa básica fundamentada em bibliográficas referentes ao tema abordado, as experiências no estágio supervisionado em geografia I e II, assim como as experiências nos seminários temáticos, trabalhados durante todo o período do curso, como também na experiência como professor e gestor escolar. Assim, percebe-se como no momento de pandemia os professores não estavam preparados para a adoção do ensino remoto e tiveram que se adaptar e reinventar para que os alunos não se prejudicaram mais ainda, principalmente os que não tem acesso à internet e não conseguem acompanhar as explicações dos professores através de vídeos e áudios disponibilizados através de redes sociais que as escolas adotaram para transmitir as aulas remotas em tempo real para os alunos que tem acesso à internet.
Descrição:
NASCIMENTO, Ivanildo. A prática do estágio supervisionado em geografia no ensino médio.2021, 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.