Resumo:
Este trabalho buscou contribuir no estágio supervisionado na formação docente em geografia como ferramenta na regência e vivência no ensino fundamental II no contexto remoto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo (EEEFMDM), na cidade Juripiranga-PB. Para enriquecer as reflexões feitas, utilizou-se os pesquisadores da área, como Alves (2020), Santana Filho (2020), Girotto (2017), Barbosa e Rocha (2014), Mafuani (2011), Brito e Purificação (2008), dentre outros, que discute a prática do estágio supervisionado para formação do docente. Com isso, objetiva-se neste estudo compreender a importância do estágio supervisionado para formação do professor de geografia dentro do contexto remoto, trazendo reflexões e experiências vivenciadas ao longo desde percurso. Vivenciar essa realidade na prática é uma oportunidade importante de vivenciar a realidade como profissional, assim, por meio do estágio, foi possível enriquecer essa trajetória. O estágio possibilitou aliar a teoria e a prática no contexto remoto, permitindo conhecer os novos desafios que a escola enfrentou no cenário pandêmico com a turma do 8º ano do ensino fundamental II, assim fazendo uma análise sobre este cenário remoto, relatando a realidade e adaptações que a escola teve que fazer para esta realidade. Promovendo o ensino por meio de ferramentas digitais e atividades impressas para alcançar os alunos em meio desses desafios.
Descrição:
Silva, Jaqueline de Araujo. Estágio Supervisionado em geografia: regência e vivências no ensino fundamental II no contexto remoto na escola estadual de ensino fundamental e médio Demétrio Toledo, na cidade de Juripiranga - Pb. 2021. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.