dc.description.abstract |
O Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, já que este irá propiciar conhecer o lugar que irá exercer sua futura profissão é nestes momentos que os licenciados poderá perceber que ensinar vai além da teoria que aprendemos durante os quatro anos de graduação, que a prática é tão importante quanto a teoria, que uma complementa a outra, portanto o presente trabalho tem como principais objetivos relatar e refletir as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II e III, disciplinas obrigatórias do Curso de Geografia, UEPB. O Estágio Supervisionado I ( de observação)foi realizado na escola E.M.E.IEF Ministro Alcides Carneiro, Os Estágios Supervisionados II e III (de regência) foram realizados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e médio João Lelys e ( Estágio Supervisionado II) e E.M.E.F Maria Salomé de Almeida, ambas localizadas na cidade de Livramento – PB. Tendo em vista que educação atual enfrenta uma série de desafios, a experiência do Estágio Supervisionado possibilita uma aproximação entre a teoria adquirido no decorrer do curso com a prática vivenciada nos Estágios Supervisionados que servirão para sua futura práxis em sala de aula. O Estágio I foi desenvolvido na modalidade observação nos anos finais do ensino fundamental, o Estágio II foi realizado na modalidade regência no ensino Médio, com a incumbência do desenvolvimento de um projeto de intervenção e/ou colaboração e, por fim, o Estágio III objetivou a regência nos anos finais com a mesma incumbência do estágio de regência anteriormente mencionado. A partir das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados, foi possível refletir que ele é de suma importância para um futuro docente, já que ele dar a oportunidade de ter um olhar amplo sobre lócus de trabalho para o futuro professor que ora está no processo de formação e que permite ao mesmo tempo associar a teoria estudada no decorrer do curso com a prática permitindo também, observar, vivenciar e refletir os desafios que o futuro professor irá enfrentar. |
pt_BR |