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O estágio supervisionado faz parte da grade curricular das licenciaturas e tem entre suas
finalidades a pretensão de possibilitar ao professor em formação o contato com a realidade
escolar e, dentro desta, com todos os sujeitos, processos, dinâmicas e contextos que
caracterizam e influenciam, de forma direta ou indireta, a prática docente. Desta forma, a
realização dos estágios é sempre um momento visto com muitas expectativas pelos
licenciandos, e isso não só pela oportunidade de ir ao seu futuro local de trabalho na condição
de estagiário, mas principalmente pela ciência de que trata-se de uma ocasião que pode legar
uma gama de experiências e reflexões. Com a implantação do ensino remoto em 2020 nas
escolas brasileiras, os estágios foram redefinidos e adaptados aos novos cenários em que o
processo de ensino-aprendizagem passou a ocorrer, foi exatamente o que aconteceu no Curso
de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. Foi
a partir dessa redefinição que os estágios, previstos no PPC do Curso como atividades
presencias desenvolvidas nas escolas, tiveram que ser realizados remotamente. Essa mudança,
apesar de desafiadora, foi também oportuna para que os licenciandos pudessem vivenciar a
escola e o ensino de Geografia em uma conjuntura moldada pelo ensino remoto. O ensino
remoto pode ser analisado através de muitos enfoques. Aqui, procuramos evidenciar os seus
efeitos sobre o trabalho docente. Desta forma, o objetivo geral consistiu em compreender a
forma como o ensino remoto tem se desdobrado sobre o trabalho docente. O estágio que serviu
de base para a as práticas desenvolvidas e as reflexões construídas e aqui apresentadas
ocorreram na Escola Cidadã Integral e Técnica Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de
Soledade-PB, no período de outubro a dezembro de 2020. A metodologia de pesquisa adotada
esteve amparada na abordagem qualitativa, através da qual recorreu-se as pesquisas
bibliográficas e colaborativa. Os resultados apontam para um cenário permeado de muitos
desafios, que não deixam de recair sobre o trabalho docente. Com o ensino remoto, o professor
passou a acumular inúmeras funções, a receber novas responsabilidades e cobranças, sem que
tenha recebido o suporte formativo (capacitações) e as condições materiais para que possa
responder de forma satisfatória as novas demandas. Desta forma, acabou, muitas vezes,
recaindo sobre o professor a culpabilidade por problemas que são, na verdade, da educação
escolar pública, que é reflexo de uma sociedade historicamente desigual. |
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