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Ensino remoto e trabalho docente

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dc.contributor.author Portela, Leyliane Estefany da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-12T21:22:10Z
dc.date.available 2021-08-12T21:22:10Z
dc.date.issued 2021-08-06
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24283
dc.description Portela, Leyliane Estefany da Silva. Ensino remoto e trabalho docente: uma leitura a partir do estágio supervisionado de regência em Geografia no Ensino Médio. 2021. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)-Universidade Estadual da Paraíba, EAD-João Pessoa, 2021 pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado faz parte da grade curricular das licenciaturas e tem entre suas finalidades a pretensão de possibilitar ao professor em formação o contato com a realidade escolar e, dentro desta, com todos os sujeitos, processos, dinâmicas e contextos que caracterizam e influenciam, de forma direta ou indireta, a prática docente. Desta forma, a realização dos estágios é sempre um momento visto com muitas expectativas pelos licenciandos, e isso não só pela oportunidade de ir ao seu futuro local de trabalho na condição de estagiário, mas principalmente pela ciência de que trata-se de uma ocasião que pode legar uma gama de experiências e reflexões. Com a implantação do ensino remoto em 2020 nas escolas brasileiras, os estágios foram redefinidos e adaptados aos novos cenários em que o processo de ensino-aprendizagem passou a ocorrer, foi exatamente o que aconteceu no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. Foi a partir dessa redefinição que os estágios, previstos no PPC do Curso como atividades presencias desenvolvidas nas escolas, tiveram que ser realizados remotamente. Essa mudança, apesar de desafiadora, foi também oportuna para que os licenciandos pudessem vivenciar a escola e o ensino de Geografia em uma conjuntura moldada pelo ensino remoto. O ensino remoto pode ser analisado através de muitos enfoques. Aqui, procuramos evidenciar os seus efeitos sobre o trabalho docente. Desta forma, o objetivo geral consistiu em compreender a forma como o ensino remoto tem se desdobrado sobre o trabalho docente. O estágio que serviu de base para a as práticas desenvolvidas e as reflexões construídas e aqui apresentadas ocorreram na Escola Cidadã Integral e Técnica Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de Soledade-PB, no período de outubro a dezembro de 2020. A metodologia de pesquisa adotada esteve amparada na abordagem qualitativa, através da qual recorreu-se as pesquisas bibliográficas e colaborativa. Os resultados apontam para um cenário permeado de muitos desafios, que não deixam de recair sobre o trabalho docente. Com o ensino remoto, o professor passou a acumular inúmeras funções, a receber novas responsabilidades e cobranças, sem que tenha recebido o suporte formativo (capacitações) e as condições materiais para que possa responder de forma satisfatória as novas demandas. Desta forma, acabou, muitas vezes, recaindo sobre o professor a culpabilidade por problemas que são, na verdade, da educação escolar pública, que é reflexo de uma sociedade historicamente desigual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Ensino remoto e trabalho docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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