Resumo:
A pesquisa mostra a análise da experiência vivenciada durante a prática de ensino do estágio supervisionado de Geografia, em sala de aula remota/ online através Google Meet, que em decorrência do novo Coronavírus foram adotadas medidas preventivas para evitar o contágio. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância do estágio supervisionado na formação do professor de geografia e as suas principais dificuldades mediante o isolamento social. Além de ser um estudo de cunho experimental houve um embasamento teórico referenciado nas obras de Barbosa e Rocha (2020), Pimenta e Lima (2009), Zinke e Gomes (2015), Freire (1992) Pimenta (2001), Piconez (1991), Vázquez (2007), Almeida, Casagrande e Gomes (2009), além de ser embasado na legislação vigente. Dentre os fatos observados pode-se destacar os desafios relacionados enquanto escola, professor e aluno. Foi verificado que foi necessário desenvolver uma nova metodologia de ensino de forma abrupta para obter uma prática onde fosse possível incluir todos os alunos. Entretanto foi necessário construir ou ressignificar um saber prévio, condicionado a adequar com as novas tecnologias, identificando qual a melhor que se enquadra no contexto do aluno. Portanto diante desse contexto tecnológico ficou visível a desigualdade social existente e o déficit de investimento nas escolas mesmo em um contexto onde a tecnologia é transformada constantemente.
Descrição:
SILVA, Elizângela dos Santos. Análise da experiência de estágio supervisionado na escola Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Campina Grande-PB, no período da pandemia. 2021 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba EAD - Campina Grande, 2021.