UEPB - Repositório Digital

A ludicidade como ferramenta de ensino: proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cosme, Emilia Chrislanne Oliveira
dc.date.accessioned 2021-09-27T13:45:11Z
dc.date.available 2021-09-27T13:45:11Z
dc.date.issued 2021-06-11
dc.identifier.other CDD 370.543
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24462
dc.description COSME, Emília Chrislanne Oliveira. A ludicidade como ferramenta de ensino(manuscrito):proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb. 32 p.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata da ludicidade como ferramenta de ensino, onde a mesma visa sempre melhorar o aprendizado dos educandos, pois é na atividade de jogo que a criança desenvolve seu conhecimento do mundo adulto. Embora o lúdico não seja uma atividade somatória, é uma ferramenta que auxilia nas construções do ensino e é essencial para o desenvolvimento e aprendizado da criança, trazendo alegria e prazer para o momento em que se refere ao cumprimento das tarefas através das brincadeiras e jogos. Objetivou-se, compreender a importância da ludicidade em duas escolas da rede pública de Ensino da cidade de Barra de São Miguel – PB. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que contou com um aporte teórico por meio da utilização de diversas obras principalmente livros e artigos científicos. Trata-se de um estudo de caso realizado com professoras da educação infantil onde aplicou-se um questionário contendo perguntas voltadas para o entendimento do lúdico como metodologia de ensino. O resultado foi satisfatório e ao mesmo tempo inovador, pois mostrou o quanto as professoras valorizam à prática dos jogos em sala de aula e o quanto são importantes na condução de uma aprendizagem significativa. Verificou-se que a importância do brincar, dos jogos, a frequência com qual se é praticado e a aplicabilidade dos mesmos muito contribui para o processo de desenvolvimento da criança, com um olhar mais especifico para a construção do conhecimento através das brincadeiras e dos jogos. Palavras-chave: Brincadeira. Lúdico. Jogos. Aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject.ddc CDD POR
dc.title A ludicidade como ferramenta de ensino: proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta