Resumo:
O pilar da Universidade é composto pelo Ensino, Pesquisa e Extensão e são importantíssimos para uma formação acadêmica sólida. Esse trabalho fundamenta-se sobre o Projeto de Extensão “Da Bússola ao Mapa Digital: Uso de Recursos Materiais – Didáticos para o Ensino e Pesquisa de Geografia” realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades – Osmar de Aquino, Campus III em Guarabira. O objetivo deste trabalho foi analisar a extensão como uma ferramenta na formação inicial dos alunos da graduação e continuada dos professores, e sobre as possibilidades de pensar novas práticas pedagógicas no ensino de Geografia. Logo, essa pesquisa se justifica pela minha participação como monitora nos dois anos do projeto e também pela necessidade de valorizar a Extensão Universitária. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, voltada para uma perspectiva de participante, ou seja, o pesquisador participa buscando uma aproximação com a realidade estudada, com base no monitoramento dos participantes e análise dos questionários aplicados. Os resultados obtidos dizem respeito às observações e sondagens realizadas junto aos acadêmicos e professores participantes da citada extensão, onde as ideias argumentadas representam a vontade de inserir metodologias que possam realmente servir de alguma forma para prática docente. Portanto, a intenção desta pesquisa é incentivar um saber geográfico prazeroso durante o desenvolvimento das aulas com a realização de atividades práticas que possibilitam uma concepção da Geografia enquanto ciência capaz de apreender características presentes no cotidiano dos estudantes.
Descrição:
SANTOS, D. R. do N. Formação e práticas pedagógicas para professores de geografia: uma experiência da extensão universitária na UEPB/Campus III. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.