Resumo:
A Química, é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no
processo de mediação do conhecimento e a experimentação é uma ferramenta que
favorece o processo de ensino aprendizagem, já que possibilita a visualização de
situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Inserida ao ensino de química,
é uma estratégia que pode romper com as dificuldades que os alunos apresentam
em relação ao estudo da disciplina. Diante do exposto, a presente pesquisa teve
como proposta elaborar e aplicar uma sequência didática sobre soluções químicas
com a abordagem da experimentação problematizadora como recursos didáticos
nas salas de aula. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira, situada
no município de Campina Grande – PB. O público alvo foram 10 estudantes da
turma do 2º ano do ensino médio. Também trata-se de um estudo de caso, já que
um dos objetivos foi elaborar uma e avaliar uma proposta didática de ensino. O
instrumento de coleta de dados foram questionários contendo questões objetivas e
subjetivas. Os dados foram sistematizados e apresentados em quadros e tabelas,
posteriormente discutidos e interpretados a luz do referencial teórico da área. Os
resultados mostraram que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos,
sinalizando que favoreceu o processo de construção do conhecimento, mostrando
100% de aprovação no quesito de planejamento e aplicação das atividades
experimentais para melhor compreensão do conteúdo. Portanto, é possível afirmar
que a experimentação mostrou-se satisfatória para o processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de soluções químicas, também é possível considerar
que houve motivação e despertou o interesse dos participantes da pesquisa para o
estudo da disciplina de química.
Descrição:
ARAÚJO, A. C. F. Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.