Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer uma proposta didática
relacionada ao ensino e aprendizagem de funções baseada na Teoria de Registros de
Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. O trabalho foi desenvolvido durante
o período da pandemia do coronavírus, impossibilitando a aplicação de atividades escolares
de forma presencial. Com isso, criamos um guia para realização das atividades. A pergunta
que norteou nosso trabalho foi Como as representações semióticas de Duval podem auxiliar o
ensino de funções?. Assim, diante da teoria de registro de Duval aprendemos que alunos
reconhecem um mesmo objeto em diferentes registros e transitam entre eles. Portanto,
trazemos uma breve discussão sobre a importância da Educação Matemática na reformulação
do ensino tradicional e a influência dela sobre o uso das TIC. Com o movimento da Educação
Matemática tivemos a inserção de aplicativos na segunda fase da era digital, onde o Winplot
foi de grande importância, quando surgiram aplicativos relacionados a múltiplas
representações. Posto isto, apresentamos uma atividade com o auxílio do aplicativo Winplot,
englobando os registros de línguas naturais, algébricos e gráficos para que alunos possam
entender suas diferentes representações e a aprendam a transitar entre eles. Com nossa
sugestão, esperamos auxiliar professores em exercício e futuros professores a explorar mais o
ensino de funções, utilizando-se das representações semióticas para obter um resultado mais
satisfatório por parte dos alunos, trazendo uma Matemática mais crítica e importante no dia-a-dia deles.
Descrição:
OLIVEIRA, Higor Sousa de. Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros representações semióticas. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.