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Metodologias e práticas educativas aplicadas à educação do/no campo na perspectiva do desenvolvimento territorial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, Mari/PB

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dc.contributor.author Silva, Lenira Lins da
dc.date.accessioned 2021-10-04T14:23:49Z
dc.date.available 2021-10-04T14:23:49Z
dc.date.issued 2021-09-16
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24799
dc.description SILVA, L. L. da. Metodologias e práticas educativas aplicadas à educação do/no campo na perspectiva do desenvolvimento territorial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, Mari/PB. 2021. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa se refere ao paradigma da educação do/no campo, resultado da luta e da resistência dos movimentos sindicais e trabalhadores e trabalhadoras no espaço rural, para garantir educação de qualidade nos assentamentos de reforma agrária. Assim, a educação deve ser compreendida, como dimensão essencial para o desenvolvimento do território campesino. Desse modo, é de grande relevância os processos pedagógicos estarem voltados para esse contexto. Por conseguinte, o estudo tem como escopo compreender as metodologias e práticas educativas aplicadas na Escola Zumbi dos Palmares e sua contribuição para o desenvolvimento do assentamento. Nos procedimentos metodológicos, apropriamo-nos do materialismo histórico e dialético enquanto método de análise. Para tanto, recorremos a pesquisas in loco e via Google Meet, para entender como ocorre os processos pedagógicos na respectiva unidade escolar. Os resultados indicam que a Escola Zumbi dos Palmares tem sua história marcada dentro do conflito por terra, dado que os Sem Terra levantaram o acampamento e, em paralelo, construíram a escola. Entretanto, apesar de as práticas pedagógicas e metodológicas trabalhadas na unidade escolar aproximarem-se da educação do/no campo, ala apresenta forte influência do modelo urbano de ensino. O estudo também apontou que essa questão foi agravada com a pandemia, em decorrência das aulas remotas, pois o processo de ensino-aprendizagem está voltado para um ensino conteudista, baseado apenas em atividades impressas e sem haver um maior diálogo entre aluno e professor. Logo, as principais provações destacadas pelos profissionais da escola, é a impossibilidade de acompanhar os processos educativos. Isso significa, impasses na relação entre ensino e aprendizagem, principalmente nas aulas on-line. Por fim, é importante ressaltar que conquistar a unidade escolar dentro do assentamento não significou uma educação de qualidade, tão pouco suficiente para contemplar os princípios que fundamentam a educação do campo. Este estudo, portanto, revela que a educação do/no campo está em um processo de construção na escola pesquisada. Assim sendo, a luta é continua e necessita de resistência e reivindicação. Doravante, essa realidade abre margens para estudos futuros, a fim de compreender as complexidades desse paradigma educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edvaldo Carlos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do/no campo pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Escola Zumbi dos Palmares pt_BR
dc.title Metodologias e práticas educativas aplicadas à educação do/no campo na perspectiva do desenvolvimento territorial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, Mari/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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