UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a atribuição da didática nas aulas remotas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes em Sertãozinho/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Maria José Guedes
dc.date.accessioned 2021-10-11T19:53:17Z
dc.date.available 2021-10-11T19:53:17Z
dc.date.issued 2021-09-30
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24862
dc.description PONTES, M. J. G. O ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a atribuição da didática nas aulas remotas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes em Sertãozinho/PB. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Diante das diversas limitações e dificuldades existentes na educação brasileira, nota-se a indispensabilidade da inclusão dos sujeitos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. E a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para esse grupo, com intuito de instruir esses seres a atuar emancipadamente. A pesquisa traz a importância da didática do docente de Geografia no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos em tempos-espaços de aulas remotas, apresentando um longo caminho a se percorrer que vai desde a formação docente às políticas públicas para compreendermos de maneira mais detalhada essa problemática. Neste contexto, o presente trabalho vem investigar como são inseridas as práticas didático-pedagógicas no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes, sobretudo, pela busca de uma aprendizagem significativa, com o intuito de formar pessoas críticas e capazes de discernir sobre as questões políticas, sociais, econômicas, culturais e ambientais. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se em revisão bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, bem como na aplicação de questionários virtuais, sendo está uma pesquisa ação. Os resultados demonstram que, mesmo diante dos desafios contidos, tanto na EJA, quanto na Geografia, como nas aulas remotas, ainda assim, é possível utilizar-se de metodologias didáticas com um enfoque mais específico no que diz respeito a vivência deste público, as suas particularidades, que sempre existiram e que, diante desse momento atípico, se tornou ainda mais presente, para que ocorra um ensino significativo e transformador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title O ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a atribuição da didática nas aulas remotas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes em Sertãozinho/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta