UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado de geografia na formação docente em tempos-espaços de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Manoel Pereira
dc.date.accessioned 2021-10-11T20:02:53Z
dc.date.available 2021-10-11T20:02:53Z
dc.date.issued 2021-09-27
dc.identifier.other CDD 371.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24863
dc.description CAVALCANTE, M. P. O estágio supervisionado de geografia na formação docente em tempos-espaços de pandemia. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB, 2021. pt_BR
dc.description.abstract No cenário atual, enfrentamos uma crise mundial, tanto em fatores sanitários quanto econômicos. A educação, nesse momento, encontra-se diante de um grande desafio que é o de constituir-se em espaço de mediação entre o/a aluno/a e esse mundo tecnológico que lidam com a mente e o imaginário. A partir dessa nova realidade, levando em consideração a inserção de novas tecnologias e metodologias no meio educacional, são perceptíveis as melhorias que se encontram presentes. Com as transformações obtidas no perfil socioeconômico dos/as brasileiros/as, percebeu-se que houve um aumento significante de estudantes nas universidades brasileira. Uma notável parcela desse público é formada por aqueles/as que foram excluídos/as historicamente pela elite, os grupos menos favorecidos. Com o decorrer do tempo evidenciamos que se cessou uma barreira que separava o trabalho da formação acadêmica. Pretendemos discutir neste artigo sobre a importância da prática docente para o/a estagiário/a durante o Estágio Supervisionado, além de levantar as dificuldades que permeiam o ensino-aprendizagem de Geografia nos dias atuais e os desafios para o/a futuro/a professor/a desta disciplina. O trabalho partiu de questões formuladas hipoteticamente, onde se buscou apresentar resultados da pesquisa, optando por um processo de observação, como também, utilização de metodologias embasadas em estudo de campo (on-line), proporcionando um melhor entendimento do fenômeno estudado. Também nos alicerçaremos no método da dialética, que tem em sua base o conhecimento baseado na arte do diálogo. Desse modo, o estágio se consolida sendo o encontro dos conhecimentos teóricos e práticos na ação docente em determinada realidade social e cultura escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estagio pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.title O estágio supervisionado de geografia na formação docente em tempos-espaços de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta