UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Janiele Pereira da Silva
dc.date.accessioned 2021-10-14T13:40:11Z
dc.date.available 2021-10-14T13:40:11Z
dc.date.issued 2021-10-01
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879
dc.description SANTOS, J. P. da S. Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa analisar a percepção dos estudantes sobre o ensino de Geografia, levando em consideração que muitos professores relatam dificuldades ao ensinarem no Ensino Fundamental II. Com essa intenção escolhemos como recorte espacial a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada no município de Alagoa Grande-PB, especialmente nas turmas de 8º e 9° ano. Para um melhor entendimento dessa realidade, usamos uma metodologia qualitativa, visando compreender as particularidades de cada indivíduo. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado junto aos estudantes, além de pesquisas bibliográfica que deram suporte relevante para um aprofundamento teórico e prático da investigação em tela. Diante disso, é importante ressaltar que, o ensino de Geografia realizado no Ensino Fundamental II, apresenta várias dificuldades, que possuem diversificadas causas e consequências, como: a falta de estruturas nas escolas e materiais didático; falta de interesse por parte de alguns discentes, dentre outros motivos. As metodologias ativas apresenta-se como uma das formas de ressignificar o papel do ensino de Geografia, especialmente em relação aos processos de ensino-aprendizagem, por meio dela é possível a construção de novos caminhos, possibilidade e para superar os desafios do ensino de Geografia na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta