dc.contributor.author |
Santos, Janiele Pereira da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-14T13:40:11Z |
|
dc.date.available |
2021-10-14T13:40:11Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.207 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879 |
|
dc.description |
SANTOS, J. P. da S. Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho visa analisar a percepção dos estudantes sobre o ensino de Geografia, levando em consideração que muitos professores relatam dificuldades ao ensinarem no Ensino Fundamental II. Com essa intenção escolhemos como recorte espacial a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada no município de Alagoa Grande-PB, especialmente nas turmas de 8º e 9° ano. Para um melhor entendimento dessa realidade, usamos uma metodologia qualitativa, visando compreender as particularidades de cada indivíduo. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado junto aos estudantes, além de pesquisas bibliográfica que deram suporte relevante para um aprofundamento teórico e prático da investigação em tela. Diante disso, é importante ressaltar que, o ensino de Geografia realizado no Ensino Fundamental II, apresenta várias dificuldades, que possuem diversificadas causas e consequências, como: a falta de estruturas nas escolas e materiais didático; falta de interesse por parte de alguns discentes, dentre outros motivos. As metodologias ativas apresenta-se como uma das formas de ressignificar o papel do ensino de Geografia, especialmente em relação aos processos de ensino-aprendizagem, por meio dela é possível a construção de novos caminhos, possibilidade e para superar os desafios do ensino de Geografia na sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |