dc.contributor.author |
Barbosa, Rayssa Mirelles da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-18T12:19:43Z |
|
dc.date.available |
2021-10-18T12:19:43Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24933 |
|
dc.description |
BARBOSA, R. M. da S. Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer os rebatimentos do ensino remoto inserido diante da COVID-19, junto as aulas de Geografia e as proposituras deixadas para os professores do município de Guarabira/PB, durante a pandemia, entre os anos de 2020 e 2021. Para construção da pesquisa seguimos procedimentos metodológicos baseados em uma pesquisa qualitativa, construída por meio de um levantamento bibliográficos, com autores como: Cavalcanti (2010); Macedo e Moreira (2020); Moran (2010); Santos (2016), entre outros. Com relação à pesquisa de campo foi realizada por meio da utilização do formulário on-line do Google Forms, com a criação do questionário semiestruturado, o mesmo foi aplicado para os professores do município de Guarabira/PB. Diante disso, foi perceptível que o processo de formação proposto para os professores junto ao ensino remoto emergencial não foi suficiente em termos técnicos e didáticos. Dessa forma, o papel do professor de geografia nesse contexto pandêmico foi modificado, alguns professores desenvolveram metodologias ativas. Segundo os professores, um dos problemas do ensino remoto é que grande parte dos alunos enfrentaram diversas dificuldades como: acesso precário aos recursos tecnológicos, falta de internet, ambiente de estudo inadequado e acompanhamento familiar conturbado. Portanto, os desafios pertinentes nesse modelo de ensino mostraram a falta de universalização de acesso aos recursos tecnológicos, e os cursos de formação não supriu a necessidade de realização das aulas virtuais. Outro problema relatado é necessidade de superar a falta a desmotivação dos alunos para realizar as atividades e a falta de interação nas aulas pelo Google Meet. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do professor de Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |