Resumo:
O artigo vem abordar sobre o uso do lúdico na educação infantil, fazendo uma
análise didática no meio educacional, de como os docentes lidam e utilizam
destes recursos como forma de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma
pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de questionário repassado a
docentes da educação infantil, visando identificar os métodos e recursos lúdicos
utilizados pelos mesmos, como contribuição na aprendizagem das crianças. O
artigo faz o destaque da ludicidade e o papel do professor diante desses
recursos, sendo uma ferramenta importante no processo de aprendizagem da
criança, analisando a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na
construção do lado afetivo, cognitivo e social da criança. Os principais
estudiosos sobre esta temática foram: Vygotsky (2007) e Kishimoto (1996).
Descrição:
SOUZA, R. da S. Uma análise didática sobre a forma de como as ferramentas lúdicas estão sendo utilizadas no ensino infantil. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.