dc.description.abstract |
Por meio do presente trabalho buscou realizar um estudo de caso com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública e integral com ensino (remoto) na cidade de Araruna-PB, visando a utilização da ficção científica, em especial a série “The Flash”, como estratégia ao ensino de Física. Através do uso deste recurso buscou demostrar como a utilização de um instrumento cinematográfico, voltado para ficção científica, é capaz de despertar o interesse e estímulo nos estudantes para a disciplina de Física, podendo auxiliar o processo do ensino e aprendizagem nesta perspectiva, quando se há um uso de maneira planejada e direcionada. A pesquisa ocorreu no período de quatro encontros consecutivos, em que foi elaborada uma sequência didática previamente planejada, onde tivemos uso de dois questionários, no qual aplicamos um com objetivo de investigar o conhecimento antecedente dos alunos sobre os conteúdos que foram abordados e o outro para avaliar o uso do instrumento de ficção cientifica, além de analisar se trouxeram resultados positivos ou não. Utilizamos, também, alguns trechos de episódios da série mencionada, em prol da busca da interatividade e desempenhos dos estudantes na sua aprendizagem. De acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que os discentes aceitaram muito bem o uso da ferramenta utilizada, a qual se mostrou eficiente em proporcionar estímulo e interesse aos alunos com a disciplina de Física. |
pt_BR |