Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral fazer uma Análise de Discurso
na lógica de diferenciação proposta por Lene Hansen (2006) de 7 filmes selecionados, de modo
que seja encontrado, na construção discursiva hollywoodiana, quem irá salvar a África, mais
precisamente, o Branco Salvador. Os objetivos específicos são: (a) identificar o cinema como
construtor de discurso, agente de poder nas relações internacionais; (b) explicitar a relação entre
Hollywood e os ideais de política externa Estados Unidos; (c) identificar as dicotomias
salvador/vítima, civilização/barbárie, liberdade/opressão, democracia/tirania,
compaixão/crueldade; respectivamente nos filmes Lágrimas de Sol (2003), Franquia
Madagascar (2005, 2008 e 2012). O Jardineiro Fiel (2005), Diamante de Sangue (2005) e Adú
(2020). Portanto, a hipótese é que Hollywood, guiada pelos interesses hegemônicos
estadunidenses, constrói uma imagem negativa da África e dos africanos para assim justificar
a interferência do branco euro-estadunidense no território e legitimar-se como única
possibilidade de salvação. A pesquisa faz uso das percepções do pós-estruturalismo em relações
internacionais e utiliza-se como método de pesquisa a Análise de Discurso na seleção dos filmes
protagonizados na África, produzidos por Hollywood e lançados entre os anos de 2003 e 2020.
Descrição:
CALDEIRA. M. L. Quem salvará a África? uma análise pós-estruturalista do branco salvador na África (2003-2020). 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.