Resumo:
Esse estudo tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis ofertados gratuitamente no estado da Paraíba e se eles seguem alinhados com a da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) instituição que incentiva o desenvolvimento da Ciência Contábil e do exercício da profissão. Quanto aos procedimentos metodológicos esse estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, na medida em que se propôs responder um problema previamente estabelecido, e também documental, na medida em que foram utilizados os currículos dos cursos, tendo abordagem tanto quantitativa como qualitativa. Os dados revelam que na Paraíba as IES que ofertam gratuitamente o curso de Ciências Contábeis não chegam a 60% de alinhamento com o indicado pela FBC, os eixos temáticos que mais se igualam são os de Formação Profissional e o Teórico-Prático com alinhamento de 55% em ambos, e disciplinas como Mercado de Capitais, Perícia, Auditoria são encontradas em 100% dos cursos.
Descrição:
SILVA, I. A. Análise do alinhamento dos currículos dos cursos de ciências contábeis de IES públicas da Paraíba com a proposta de currículo da Fundação Brasileira de Contabilidade. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]