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O estágio supervisionado é um momento da formação docente em que a possibilidade de articulação entre a teoria e a prática emerge como algo que contribui para a soma de muitas aprendizagens docentes. É no estágio onde o professor em formação tem, muitas vezes, o primeiro contato com a realidade escolar e com os seus desafios o que reforça a importância de tudo que é vivido nesta etapa das licenciaturas. Com finalidades diferentes e complementares, o estágio docente é realizado geralmente em etapas, sendo duas as principais: a de observação e a de regência. No estágio de observação, o licenciando volta seu olhar para a realidade escolar, os seus conteúdos, práticas, dinâmicas, etc. Na regência, tem-se a experiência da atuação docente
efetivamente através da ministração de aulas. Neste trabalho iremos focar no estágio de observação, de modo que buscamos refletir acerca das contribuições que ele lega na formação do professor de Geografia. Dessa forma, o objetivo aqui estabelecido consiste em apresentar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado de observação em Geografia realizado no contexto do ensino remoto implementado em
decorrência da pandemia da Covid-19. O estágio que tomamos como base para a construção deste trabalho ocorreu no período acadêmico 2020.1 do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, que é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Mesmo o Curso em questão sendo
na modalidade EAD, os estágios são atividades desenvolvidas presencialmente nas escolas, tendo sido excepcionalmente remoto devido a pandemia. O estágio, que teve como foco o ensino fundamental dois, aconteceu em uma turma do sexto ano da E.M.E.F. José Clemente, localizada no Distrito Lagoa do Jucá, zona rural do município de Alcantil-PB. Na metodologia utilizada para a construção do trabalho, destacamos
a abordagem qualitativa que foi usada para entender melhor a realidade observada. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisas bibliográfica e a observação. Com relação aos resultados, podemos destacar que o estágio de observação é importante para a formação do professor e, especificamente do professor de Geografia que foi o foco da reflexão aqui apresentada, porque possibilita
a construção de aprendizagens e saberes docentes contextualizadas com a realidade escolar em suas diferentes e diversas faces, a exemplo da realidade do ensino remoto. |
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