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Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar

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dc.contributor.author Santos, Jaianny Tamirys Cavalcante dos
dc.date.accessioned 2021-12-03T13:45:17Z
dc.date.available 2021-12-03T13:45:17Z
dc.date.issued 2021-11-23
dc.identifier.other CDD 658.45
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25338
dc.description SANTOS, Jaianny Tamirys Cavalcante dos. Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar. 38f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A comunicação organizacional envolve outros tipos de comunicação, tais como a administrativa, institucional, mercadológica, dentre outros e que ocorre dentro de organizações. É uma área ampla e abrangente que vem tratar da relação entre a comunicação e as organizações e que tem ganho destaque tanto no meio acadêmico como administrativo. Os gêneros textuais, sejam orais ou escritos, são a forma como essa comunicação é expressa no âmbito das organizações, uma vez que toda a comunicação humana acontece por meio de gêneros textuais. Este trabalho tem como principal objetivo analisar os gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão de uma organização educacional pública, com ênfase na forma, conteúdo, uso e funcionalidades no processo comunicacional. Para tanto, nos dedicamos a uma pesquisa bibliográfica e documental em que buscamos compreender os aspectos teóricos da comunicação no âmbito organizacional e identificar os aspectos teóricos dos gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão da ECI João Ribeiro e analisar a forma, conteúdo, uso e funcionalidades dos gêneros no processo comunicacional dentro da organização. Diante disso, recorremos à teoria de Kunschi (2009) e Konig (2012) que conceituam e contextualizam a comunicação organizacional e Bakhtin (2000); Marcuschi (2008) com suas contribuições para a compreensão dos gêneros textuais. A relação entre as organizações educacionais e os gêneros textuais é estudada sob a ótica de Sander (1982), Swales (1990), Lima (2011, 2017), Paro (2012); Lemes (2012) e Fernandes (2017), que discorrem sobre a temática. Os resultados demonstram que há uma intima relação entre a comunicação organizacional e os gêneros textuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Lucas Andrade de Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comunicação Organizacional pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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