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O meio ambiente é um complexo e dinâmico sistema responsável pela manutenção da vida na Terra. A água é elemento indispensável para a sustentabilidade humana, e para os múltiplos usos, sendo a sua demanda cada vez maior para os usos múltiplos consultivos e não consultivos. A sua grande demanda acarreta um comprometimento da sua qualidade, sendo a análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos necessários para avaliar a qualidade da água consumida. Além disto, introduzir na população conceitos sobre educação ambiental estimula a percepção e a assimilação de conhecimento baseado em evidências científicas que levam à preservação e consciência ambiental. Tendo em vista essas questões, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água do rio Paraíba e a percepção da comunidade ribeirinha e estudantes sobre esta qualidade, especificamente nas proximidades da barragem de Acauã e comparar as informações da percepção dos usuários com os dados laboratoriais físico-químicos e microbiológica da água. A metodologia utilizada neste trabalho envolveu o uso de um questionário semi-estruturado junto à população local, bem como o uso de desenhos que mostrem como os alunos percebem a região onde moram, buscando coletar a percepção acerca do meio ambiente e relacioná-los no análises de qualidade da água desenvolvida em laboratório. Os resultados apontam que as pessoas percebem o ambiente mais degradado devido às ações antropológicas ao longo tempo, ou seja, possuem consciência a respeito dos problemas ambientais presentes ao longo do rio e sabem à importância da mudança a respeitos das atitudes e ações que devem ser tomadas para uma melhor utilização dos recursos que são fornecidos no município. Contudo, pode-se afirmar que a população estudada consegue enxergar os problemas ambientais, mas, atualmente, não há apoio nem ações que os guiem a uma mudança efetiva para melhorar a qualidade dos recursos naquela região. |
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