Resumo:
No ensino de biologia, encontra-se a zoologia, área de estudo da diversidade animal em todos
os seus aspectos, sendo de grande importância para a sociedade. Mas, para compreender isso,
faz-se necessário conhecer a vida animal em seu sentido amplo, pois isso promove a
conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem
passado por dificuldades, uma vez que os professores estão sendo impelidos a mudarem sua
postura em sala de aula e a levarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o
interesse pelos conteúdos e que fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente
trabalho surgiu da necessidade de oferecer um suporte pedagógico, a partir da confecção de
jogos didáticos com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante
do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa,
foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima, localizada no bairro
José Pinheiro em Campina Grande – PB e contou com a participação de 26 alunos e 1 professor
do 2° ano do Ensino Médio. Baseou-se no uso de jogos didáticos para abordar temas de zoologia
de invertebrados e vertebrados, tais como: “Echinotrilha”, “Quiz dos artrópodes”, “Passa ou
repassa dos vertebrados” e “Bingo dos vertebrados”. Também buscou compreender como o
aprendizado da turma se comportava frente ao ensino tradicional versus ensino ativo e lúdico.
Para isto foram usados questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo), com
posterior análise comparativa. Os resultados encontrados mostraram que o uso de atividades
lúdicas pode melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem.
Observou-se aumento de acertos para as questões especificas de quase todos os conteúdos
abordados por meio dos jogos: 40,1% na Echinotrilha; 35,3% no Passa ou Repassa dos
vertebrados e 28,6% no Bingo dos vertebrados. O Quiz dos artrópodes não obteve sucesso, uma
vez que ficou evidente o aumento de respostas erradas (34%) após a atividade. Pode-se afirmar,
então, que os jogos desempenham a contento o objetivo didático a que se propõem, melhorando
o aprendizado, propiciando maior interação entre os alunos, instigando a curiosidade, a atenção,
a reflexão e a criticidade.
Descrição:
SILVA, Ana Carla Barbosa da. Ludicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médio. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.