Resumo:
Os avanços tecnológicos têm possibilitado que uma gama de equipamentos possa ser utilizada para a realização de levantamento de dados topográficos, de maneira mais rápida, com um menor custo e maior praticidade de manuseio. Nesse sentido o presente trabalho busca comparar os produtos altimétricos e planimétricos procedentes da aerofotogrametria por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) com a Topografia convencional, a partir de uma revisão integrativa de literatura (RIL). Diante disso, construiu-se uma base de dados composta por 82 artigos. Posteriormente, efetuou-se a análise dos estudos, e, destes, 10 foram incluídos na amostra final, após análise constatou-se que o uso do VANT é vantajoso, por permitir a otimização de tempo no levantamento de áreas extensas, fornecer maior quantidade de dados, e possuir menor custo. Assim, as informações geradas por VANTs é promissora, mesmo que apresente obstáculos no que tange à normalização e ao tratamento dos produtos fornecidos. Em contraponto, os levantamentos topográficos convencionais, por vezes, consomem muito tempo, tornando-os mais onerosos em relação a novos métodos, e podem ser operacionalmente complexos, por requererem o uso de equipamentos específicos e de uma ou mais equipes de campo tecnicamente capacitadas. Os resultados aqui apresentados não encerram as investigações acerca dos temas analisados, e podem servir de ponto de partida para novas investigações.
Descrição:
COSTA, Lucas Cavalcante. Geotecnologia na engenharia civil: um comparativo entre a topografia convencional e a realizada por meio de vants. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021