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Corpo feminino na História da Educação Física - Possíveis reflexões

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dc.contributor.author Almeida, Polliana Felipe de
dc.date.accessioned 2022-01-25T13:49:57Z
dc.date.available 2022-01-25T13:49:57Z
dc.date.issued 2021-09-27
dc.identifier.other CDD 305.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25507
dc.description ALMEIDA, Polliana Felipe de. Corpo feminino na História da Educação Física - Possíveis reflexões. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata do corpo feminino na história da Educação Física e a visibilidade feminina construída ao longo dos anos. Diz respeito, mais particularmente, sobre a subjetividade feminina, a trajetória da mulher, a objetificação do corpo da mesma e sobre a influência da Educação Física nesse processo. Em que, a princípio, o machismo imperava e a maior preocupação era a busca por práticas corporais que ajudassem a desenvolver a feminilidade e a delicadeza, um corpo saudável como “ferramenta” para único e exclusivamente gerar filhos. Mulheres impedidas de praticar esporte com a justificativa de que iriam o sexualizar. Como metodologia para o estudo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza revisão narrativa, pautada numa abordagem qualitativa. Tem por objetivo central analisar o contexto histórico e apontar posicionamentos críticos com base na trajetória da mulher e na visibilidade do corpo feminino pela história da Educação Física desde o início até os dias atuais. E por objetivo específico, analisar a subjetividade e a objetificação de corpos femininos. Espera-se que a pesquisa proporcione contribuições inovadoras acerca do tema, gerando melhorias significativas, e que a mesma também estimule a construção de novos estudos e possíveis publicações relacionadas ao tema proposto. Conclui-se que, por mais que a lei diga que somos todos iguais perante ela, o patriarcado, machismo, desigualdade social, política, econômica e de gênero são bem resistentes e apesar de todo avanço, a mulher ainda não é tratada em par de igualdade, merecendo maior ênfase no trato da questão no campo da Educação Física, com abordagens e objetos de conhecimentos elucidados na escola, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida da mulher e com o seu debate sócio – cultural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª Drª. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Corpo feminino pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title Corpo feminino na História da Educação Física - Possíveis reflexões pt_BR
dc.type Other pt_BR


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