Resumo:
O presente trabalho consiste em um estudo de caso referente à aplicação de uma Sequência Didática (SD) produzida pelo autor com o objetivo de facilitar o processo de construção do conhecimento e aprimorar o pensamento geométrico dos alunos. A (SD) foi aplicada em uma turma de 8º ano de uma escola particular do município de Patos – na Paraíba – e foi dividida em quatro etapas principais: a primeira etapa foi a aplicação de um diagnóstico para observar o conhecimento prévio dos alunos; na segunda etapa, foram realizadas atividades práticas utilizando materiais manipuláveis como, por exemplo, um Tangram; a terceira etapa foi a aplicação de um jogo chamado Capturando Polígonos; e, por fim, na quarta etapa, foi usada uma avaliação final com questões semelhantes às do diagnóstico preliminar. A análise de dados foi de caráter simultaneamente qualitativo e quantitativo, procurando identificar os aspectos positivos e negativos da SD e comparando resultados do teste diagnóstico e da avaliação final.
Descrição:
NASCIMENTO, V. M. Capturando polígonos: o concreto, o lúdico e o semiótico no ensino e aprendizagem de geometria. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021.